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A IMAGEM COMO METODOLOGIA: ETNOGRAFIA DE RUA, PODER SIMBÓLICO E EFEITOS DE LUGAR EM GRAFITTIS E PIXAÇÕES EM BELO HORIZONTE.

Os registros imagéticos da fotografia e do cinema são instrumentos antropológicos e sociológicos adotados em investigações sociais há décadas. Tem seus primórdios em trabalhos de Margareth Mead, Bronislaw Malinowski, Franz Boas, Jean Rouch, dentre outros e acompanham historicamente o próprio desenvolvimento da fotografia e do cinema, e, ganham maior destaque científico a partir da segunda metade do século XX. A imagem tem sido utilizada como elemento de registro afim de comprovações, de modo ilustrativo, objeto de pesquisa em si, ou como instrumento metodológico. O uso de câmeras permite outras formas de acesso e obtenção de dados no campo de pesquisa, o equipamento torna-se um membro do corpo do pesquisador, que decide os enquadramentos do que deve ou não ser registrado, sejam por questões éticas ou devido à construção social da realidade e dos capitais simbólicos adquiridos enquanto indivíduo.  Este texto tem como objetivo destacar a imagem como metodologia de pesquisa em ciências sociais, ancorada na perspectiva da etnografia de rua, na análise de como o poder simbólico e os efeitos de lugar estão presentes e influenciam os processos de criação de grafiteiros e pixadores da região metropolita de Belo Horizonte, no Brasil, sobretudo na inserção de registros imagéticos de arte urbana em redes sociais, com destaque para o Instagram.