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Dona Páscoa: o saber da benzedeira diante do espetáculo antropológico

O objetivo da comunicação é compartilhar uma vivência em campo e por meio dessa discutir a prática antropológica, a partir de uma perspectiva feminista e descolonial. A situação que nos convoca à reflexão se passou no interior do estado de Goiás, região central do Brasil, nas redondezas do maior quilombo do país, território Kalunga.  A pesquisadora foi levada de surpresa a uma benzedeira: mulher negra, kalunga, com doença de chagas e aproximadamente 70 anos. Dona Páscoa usava saias, tinha dentes apodrecidos, vivia em uma casa de barro de poucos cômodos e muitos furos na parede. Seus familiares rondavam o ambiente, enquanto ela usava ramos de manjericão para curar "espinhela caída”. Essa experiência afetou a pesquisadora, nos termos descritos por Favret Saada. Não apenas sua disposição física alterou-se, mas suas emoções, perspectivas políticas e teóricas. Dentre os desejos mobilizados está a busca por aproximar a etnografía simétrica das abordagens feministas. Acerca das reflexões geradas, evidencia-se que os privilégios da pesquisadora podem originar uma antropologia do espetáculo, no qual o susto diante da pobreza ou o desconhecimento do ritual do benzimento podem gerar percepções ora romantizadas ora despolitizadas e vitimizadoras das pessoas com quem trabalha no decorrer de sua investigação. Além disso, a experiência relatada retoma o debate acerca das possibilidades e limites da militância antropológica.