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Estigmas sociais em narrativas audiovisuais: visibilidades encenadas

O estatuto das imagens na contemporaneidade, especialmente quando relacionado à crescente cultura audiovisual, é tema que interpela o campo de estudos da comunicação a partir de diferentes filiações teóricas e objetos empíricos, levando-nos a reflexões que articulam a questão da imagem e do imaginário (e também da imaginação), os modos de endereçamento do outro e as formas de construção de sua representação nos mais diversos meios. Os conceitos de identidade e identificação em sua relação com as noções de visibilidade e reconhecimento ensejam, assim, caminhos nos quais problematizar criticamente a produção e a circulação de imagens em nossa sociedade. Considerando as produções audiovisuais presentes nas mídias como formas culturais articuladas por meio de discursos e dotadas de uma dinâmica sobretudo narrativa, buscaremos apontar as configurações de estigmas sociais em relação às culturas juvenis. Desse modo, investigaremos, ao mesmo tempo, suas políticas de representação e estratégias de reconhecimento, além de seus possíveis sentidos em relação à permanência ou ao deslocamento dos estigmas sociais nelas articulados. Sobre os estigmas, notamos que eles podem ser problematizados a partir de dois polos complementares: estigmas de reforço e estigmas de transformação. Mais do que uma oposição, redundância e ressonância serão pensadas como processos de construção de imaginários e identidades sociais, apontando para as relações por vezes conflituosas entre os diversos atores sociais, especialmente aquelas relacionadas às juventudes.

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