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“Vou te passar a visão !”: os novos padrões de produção e consumo da telenovela brasileira e a exibição de “A Força do Querer” em Portugal

Após o sucesso indiscutível no mundo lusófono, as telenovelas brasileiras ocuparam espaço menor na programação das emissoras de TV portuguesas desde o início desta década. As produções lusitanas aumentaram seu padrão de qualidade, e o setor audiovisual cresceu em Portugal. Entretanto, a telenovela “A Força do Querer” – que estreou em junho de 2017 no canal SIC – tornou-se sucesso de público naquele país e fez ressurgir o maior interesse por produções brasileiras. O objetivo é identificar, a partir da análise dos resultados de 20 entrevistas semiestruturadas com telespectadores da telenovela em Lisboa, os principais fatores que os motivaram a acompanhar a trama. Tendo as obras de Horace Newcomb e Henry Jenkins como referenciais teóricos, argumenta-se que o sucesso de “A Força do Querer” em Portugal está relacionado a novos padrões de produção e consumo da telenovela brasileira. Quanto à produção, a trama trouxe novas experiências ao público ao apresentar elementos que escapavam a visões estereotipadas sobre a vida em metrópoles brasileiras – especialmente o Rio de Janeiro –, internalizadas na população portuguesa. Dentre eles, destacam-se a guerra entre traficantes e policiais e as discussões sobre identidade de gênero. Já o consumo se deu num contexto de maior convergência midiática entre televisão e internet. A telenovela estimulou um papel mais ativo do público em debates em redes sociais diante das novas experiências trazidas pelo produto cultural e revelou novos campos de embate e negociação em relação a mudanças culturais na sociedade brasileira, com as quais a portuguesa também se identifica 

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